Por:

Seeduc-RJ e municípios recebem Selo de Alfabetização

Um dia repleto de reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação fluminense. Na última terça-feira (17), foi realizada no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido, Zona Central do Rio, a entrega do Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, que premia as secretarias de Educação municipais, estaduais e distritais que se destacaram na alfabetização das crianças brasileiras. E muitos municípios do Estado do Rio tiveram seu desempenho reconhecido, sendo 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com o Selo Prata e outros 11 com o Selo Bronze.

"Estamos vivendo um momento diferente no Rio de Janeiro. Há muito tempo nosso estado não participava efetivamente das políticas em relação ao desenvolvimento da educação. Queremos agora olhar para o futuro e fazer dessa jornada um desafio constante, de conhecimento e muita cumplicidade. Alfabetizar é complexo e, às vezes, doloroso. Mas deve ser feito com amor e dedicação. Esse é o compromisso. A gente deseja a vitória, e o êxito do nosso povo é o sucesso da administração pública — destacou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.

Compromisso
Nacional

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental. Suas metas visam direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.

"Nós fomos apresentados ao Compromisso no ano passado, e esse tempo todo significou muito para nós. Foi um caminhar muito grande. Essa ação levou centenas de pessoas a refletirem sobre quais são os melhores caminhos para a alfabetização no nosso estado, ao lado de cada município, pensando nas suas especificidades, os seus cuidados, as suas histórias de formação. O selo é a consagração de tudo que foi feito nesta união entre estados e municípios. É aquela coisa de caminharmos juntos, de mãos dadas, e pensar a alfabetização de forma libertadora. Com essa perspectiva, a gente terá um resultado melhor não apenas no Ensino Médio, mas para toda a vida de nossos estudantes", enfatizou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc-RJ, Myrian Medeiros.