A Prefeitura de Maricá foi premiada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com a implementação do Programa Calçada Acessível, que define padrões de segurança à circulação de pedestres no município. A Secretaria de Urbanismo e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsáveis pelo planejamento e execução do programa, ganharam o reconhecimento pela atuação da iniciativa em seminário da Firjan, realizado no dia 13/12, que também reuniu outras cidades.
Ana Cláudia Garcia, arquiteta do Urbanismo e responsável pela execução do programa em Maricá, destacou as ações desenvolvidas pelo Programa Maricá Acessível com a elaboração do manual que contém especificações técnicas, como a separação entre ciclovia, ciclorrota e ciclofaixa, além de detalhes fundamentais sobre os diferentes usos do piso tátil, orientando o concreto para áreas externas e o metalizado para espaços internos.
No seminário, a arquiteta e diretora de Parques e Jardins da Somar, Francyni Carvalho, abordou o tema "Espaços transformadores: A influência de Parques e Jardins para uma Maricá mais humana", citando as obras com brinquedos inclusivos e praças com espaços acessíveis.
O programa determina um padrão com critérios e medidas para calçadas, com o objetivo claro de aprimorar a qualidade do logradouro público, tornando-o acessível e sem barreiras. O manual das Calçadas Acessíveis (decreto nº 1.439/2024), que destaca a utilização do piso tátil para garantir a acessibilidade universal, foi publicado em maio no Jornal Oficial de Maricá (JOM). Essa iniciativa é resultado do trabalho de uma equipe técnica multidisciplinar composta por membros de diversas secretarias e conselhos.