Por:

Rio Bonito realiza formatura de 56 guardas civis municipais

Após dois meses de curso de capacitação, os candidatos aprovados para a Guarda Civil Municipal no concurso público participaram da cerimônia de formatura realizada na quadra de esportes da E. M. Prof. Honesto de Almeida Carvalho, na manhã da última sexta-feira (27). Ao todo, 56 candidatos se formaram, sendo 50 pessoas da Prefeitura de Rio Bonito e seis da prefeitura de Miguel Pereira. Dentre eles, 13 são mulheres.

O curso de Formação e Capacitação de Guardas Municipais foi ministrado pelo Setor de Educação, Formação e Treinamento da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Tanguá com carga horária de mais de 700 horas. A ementa do curso foi dividida entre atividades práticas e teóricas, com disciplinas como direito penal e processual penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais; comunicação não violenta, primeiros socorros e utilização de equipamentos menos letais.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes, agradeceu toda a equipe da pasta, bem como os chefes do poder executivo das prefeituras de Rio Bonito e Tanguá pela parceria na execução do curso para os guardas civis municipais aprovados no concurso público.

"A colaboração entre as nossas cidades foi fundamental para garantir que os novos guardas civis municipais estejam bem preparados para exercer com excelência suas funções. Este curso não é apenas uma capacitação, mas um investimento no futuro da segurança pública de Rio Bonito, Tanguá e de toda a região. Ele simboliza o nosso compromisso com a formação de profissionais preparados, éticos e prontos para enfrentar os desafios da profissão com responsabilidade e respeito", enfatizou o secretário.

A próxima etapa é a convocação de 20 guardas e os demais ficarão disponíveis para futuras convocações.