CAU/RJ e Crea-RJ se unem em programa de fiscalização no interior do estado
Em iniciativa inédita, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) se uniram, em parceria com prefeituras, em um projeto que prevê ações de fiscalização conjuntas no interior do estado. Pela primeira vez, ações de fiscalização realizadas em parceria vão combater o exercício ilegal das profissões com o objetivo de garantir a segurança em obras e, consequentemente, da população. A iniciativa reforça que só profissionais qualificados, devidamente registrados em seus Conselhos, podem se responsabilizar por construções e reformas. Portanto, o Programa de Fiscalização Intensivo no interior do estado, que tem previsão de início em janeiro de 2025, visa salvar vidas e prevenir acidentes. O anúncio oficial do projeto acontecerá dia 16 de dezembro, às 10h, em Sessão Solene, no Palácio Tiradentes, em evento em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro.
"Chega de leigos se passarem por arquitetas, arquitetos e urbanistas. Esse basta é extensivo aos engenheiros também. Os Conselhos e as prefeituras estão unidos pelo combate ao exercício ilegal das profissões. Nossa obrigação é preservar vidas", diz Sydnei Menezes, presidente do CAU/RJ.
Participam dessa iniciativa as prefeituras com as quais o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) tem parceria cooperativa assinada. Duque de Caxias, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Três Rios, Areal, Campos dos Goytacazes, Paraíba do Sul, Niterói, Magé, Cardoso de Moreira são os municípios do interior do estado que participam do Programa de Fiscalização Intensivo no interior do estado.