Niterói Empreendedora
Para impulsionar a economia da cidade, Rodrigo Neves estabeleceu a partir de janeiro o início de operação do programa Niterói Empreendedora, que disponibilizará um fundo de crédito inicial de R$ 200 milhões. Destinado a profissionais autônomos, micro e pequenas empresas e negócios de médio porte, o fundo visa apoiar a expansão desses empreendimentos. A quantia será proveniente do rendimento da Poupança dos Royalties do Petróleo. "O setor privado é muito importante em Niterói e queremos dar oportunidade para quem quer crescer, expandir seu negócio, consiga realizar isso mais rápido, porque isso aumenta a empregabilidade, aquece a economia e é bom para todo mundo. Essa é uma das vocações da nossa cidade", ressalta Rodrigo Neves.
Ele citou o programa Supera Mais, encerrado em 2024, que concedeu cerca de R$ 25 milhões em empréstimos e beneficiou 586 empresas durante a crise sanitária provocada pela Covid-19.
O Fundo de Crédito Niterói Empreendedora será gerido por um agente financeiro contratado, sob supervisão de um conselho consultivo e deliberativo composto por membros do Executivo Municipal. Entre as atribuições do conselho estão a definição de critérios para concessão de crédito, modalidades de financiamento, setores prioritários e monitoramento dos recursos do fundo. Empresas inadimplentes poderão ser incluídas na dívida ativa municipal.