Angra 2 é reconectada ao Sistema Interligado Nacional após parada

Por

Angra 2 deve atingir 100% de potência nos próximos dias

A usina nuclear Angra 2 voltou a operar e foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), às 5h39 da manhã deste sábado (21), após a parada programada para reabastecimento do combustível. Foram realizadas aproximadamente cinco mil atividades durante o período, incluindo manutenções preventivas para garantir a segurança operacional e confiabilidade no próximo ciclo.

A unidade, que alcançará 100% de potência nos próximos dias, iniciou a parada no dia 8 de novembro com a participação de cerca de 1.700 profissionais, entre empregados da Eletronuclear e trabalhadores temporários.

-Nosso corpo técnico executou os trabalhos com grande comprometimento e Angra 2 retorna ao sistema com alto padrão de segurança. A expectativa é de que seja mais um ciclo de excelência, bem como ocorreu no anterior, que teve o desempenho justificado pelo programa de confiabilidade de equipamentos - declarou o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

Alta performance
de Angra 2

Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 está localizada em Angra dos Reis, na região da Costa Verde Fluminense, e cumpre o compromisso de entregar energia de base para o sistema elétrico nacional - sem depender de fatores naturais - 24 horas por dia e sete dias por semana.

No último ciclo de operação, por exemplo, a unidade alcançou 99,4% de disponibilidade, decretando o segundo melhor resultado da história do empreendimento, com uma diferença mínima em relação ao primeiro.

Com uma taxa de perda próxima de zero, a alta performance ficou atrás apenas do ciclo 13, em 2016, quando obteve 99,5% de fator de capacidade.