Saúde de São Gonçalo faz alerta para vacinas

Por

As coberturas vacinais em São Gonçalo estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é acima de 90%. O problema não é exclusivo da cidade, já que este movimento de baixa imunização é observado em todo mundo. No entanto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo defende a vacinação em massa para que as doenças já erradicadas continuem sob controle e chama a população para tomar todos os imunizantes de rotina disponíveis para a sua faixa etária.

A Secretaria oferece nas salas de vacinação dos postos de saúde, polos sanitários e clínicas gonçalenses, 20 vacinas de rotina para os bebês, crianças e adolescentes. Para os adultos são seis vacinas. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. E, nas duas clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, que atendem, durante a semana, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados e pontos facultativos). O gonçalense deve chegar meia hora antes do fim do expediente para garantir que a imunização seja realizada.

A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em qualquer sala de vacinação. As cadernetas são avaliadas pela equipe, assim como a condição clínica do paciente para a aplicação das mesmas. Após a avaliação, os gonçalenses podem tomar mais de uma vacina no mesmo dia. Só o imunizante da febre amarela que não pode ser realizado, simultaneamente, com a vacina tríplice viral ou tetra viral.