Segurança reforçada durante o Réveillon

Por

O Rio de Janeiro está preparado para receber com segurança os milhões de cidadãos que participarão de uma das maiores celebrações do mundo, o Réveillon de Copacabana. Os preparativos para a festa começaram na manhã desta segunda-feira (30), com a montagem dos pórticos com detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial, que auxiliarão os agentes logo nas vias de acesso à praia.

Além de colocar 28 mil agentes nas ruas em todo o estado durante as festas, o Governo do Estado reforça a atuação tecnológica, com destaque para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, que, assim como no ano passado, está localizado no bairro.

A estrutura vai monitorar e coordenar as ações de segurança no palco principal das celebrações, com o auxílio de drones de reconhecimento facial, câmeras de monitoramento, e comunicação em tempo real com as forças de segurança. Além disso, o veículo funcionará como um centro de comando avançado, facilitando a integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outras instituições.

"O CICC Móvel nos permite estar mais próximos do público e ter controle absoluto das ações de segurança em tempo real, especialmente em um evento que reúne milhões de pessoas como o Réveillon em Copacabana. O que o Governo do Estado busca é garantir uma resposta rápida e eficiente, levando tranquilidade para os cariocas e turistas", destacou o governador Cláudio Castro.

Somente em Copacabana, mais de 3.300 policiais irão atuar apoiados por um arsenal tecnológico que inclui drones e plataformas de observação em diferentes pontos da orla. Os dados captados pelas câmeras de reconhecimento facial e drones serão transmitidos diretamente para o CICC Móvel, onde equipes especializadas poderão atuar rapidamente em caso de necessidade. As ruas contarão ainda com pontos de bloqueio em vias de acesso.

Os argentinos Gonzalo García e Franco De Napoli, ambos de 31 anos, elogiaram as iniciativas do Governo do Estado para a virada. Em sua sétima visita ao Rio, Gonzalo destacou que as tecnologias utilizadas reforçam a sensação de segurança para os turistas.

"A segurança é um ponto muito importante quando se trata da escolha de um destino pra ir, e com essas iniciativas do Governo, nos sentimos muito tranquilos ao circular por aqui" disse García.

A paulista Catilene Oliveira, de 24 anos, contou que essa experiência despertou a vontade de visitar a cidade mais vezes.

"É minha primeira vez aqui, e saber desse reforço na parte da segurança é muito legal, nos traz tranquilidade. Com certeza vou querer retornar aqui outras vezes", enfatizou.

A utilização das câmeras de reconhecimento facial chamou a atenção da paulista Ana Luiza Carneiro, de 23 anos.

"O Rio é um lugar lindo por si só, tenho muitas memórias boas. É um pouco assustador saber que há muitas pessoas, do mundo todo, que estão aqui para celebrar. Agora que sabemos do esquema com câmera de reconhecimento e detector de metal, ficamos muito mais confortáveis", disse.