O esquema de segurança implantado pelo Governo do Estado foi o grande aliado do Réveillon mais famoso do país. Quem escolheu Copacabana para se despedir de 2024, aprovou o policiamento da festa, que contou com mais de 3.300 agentes, distribuídos pela região.
"Graças ao esforço conjunto das nossas forças de segurança, garantimos um Réveillon inesquecível e seguro para milhões de cariocas e turistas, consolidando o Rio como referência mundial em grandes eventos. Ano passado já havíamos dado um show na segurança e este ano, com mais investimentos em tecnologia, não foi diferente", afirmou o governador Cláudio Castro.
O plano de segurança garantiu uma festa tranquila para quase 3 milhões de pessoas. Foi o caso do brasiliense Fábio Júnior, de 18 anos, que disse ter realizado dois sonhos: conhecer o mar e virar o ano em Copacabana.
"Foram dois dias muito especiais, porque, além da vontade de conhecer o mar, que nunca havia visto de perto, sempre quis visitar o Rio. E me senti muito seguro aqui. Vi policiamento por todos os lados. Em março, volto para passar uma semana e quem sabe venho morar no Rio", afirmou Fábio.
Já a costureira Tereza Gontijo, que é de Minas Gerais, contabilizou 5 Réveillons no Rio de Janeiro. Mas para ela, esta edição foi especial.
"O Rio caprichou este ano, está de parabéns. A segurança é o que o turista procura. Quanto mais segurança tiver, mais o turista virá para cá", contou.
Os pontos de bloqueio nas ruas de acesso às praias do Leme e Copacabana reforçaram a sensação de segurança dos cariocas e visitantes. Foram apreendidos pelos policiais 234 objetos perfurocortantes, duas armas de gel, além de garrafas de vidro.
"Eu, como morador, não vi qualquer violência. A segurança, com esse sistema de inteligência e a identificação facial, foi bem importante", ressaltou Márcio Buarque.
Para a tenente-coronel Cláudia Moraes, porta-voz da Polícia Militar, o sucesso da segurança da festa é resultado da integração de diferentes órgãos.
"A gente já teve um Réveillon passado, que foi muito bem avaliado pela população, e eu acho que é essa avaliação que importa, das pessoas que estiveram aqui, que vivenciaram esse momento. Os policiais recebem esse feedback das pessoas indo embora, agradecendo, dizendo que passaram uma noite maravilhosa de segurança", destacou.