O esquema especial de segurança, planejado pelo Governo do Estado, proporcionou um clima de paz e organização para quem participou da festa da virada em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Nos pontos de revista localizados nas ruas de acesso às praias, os agentes da Polícia Militar recolheram 234 objetos perfurocortantes, apreenderam duas armas de gel e recuperaram 17 aparelhos celulares.
"Estamos muito orgulhosos dos resultados que tivemos e trabalhamos muito para que os turistas e cariocas tivessem uma experiência inesquecível no maior Réveillon do país. Mais uma prova de como a integração aliada à tecnologia traz resultados mais eficazes", destacou o governador Cláudio Castro.
Durante os festejos, uma criança foi encontrada com auxílio do reconhecimento facial e encaminhada ao Conselho Tutelar. Os policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar, próximo à Praça Demétrio Ribeiro, também detiveram um homem que fazia uso de drogas dentro de um ônibus e dois suspeitos que estavam comercializando entorpecentes na Avenida Atlântica, em Copacabana. Um adolescente que estava foragido da justiça também foi apreendido. As ocorrências foram encaminhadas para a 12ª Delegacia Policial.
A Polícia Civil contou com um importante reforço tecnológico para monitoramento e registro das ocorrências, além dos 3.650 agentes atendendo demandas do público durante a festividade. O destaque foi o uso do Gabinete de Operações Policiais (G-COP), instalado na sede da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), para monitorar todo o evento.
Foram instaladas ainda Centrais de Monitoramento em quatro delegacias da Zona Sul: 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema), 14ª DP (Leblon) e Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). Essas unidades também receberam 24 totens eletrônicos de autoatendimento, para que as vítimas fizessem o registro on-line na própria delegacia, otimizando o atendimento.
Bombeiros garantem segurança marítima e terrestre
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atuou de forma intensa para garantir a segurança da população na terra e no mar. Foram contabilizadas 65 ocorrências em todo o estado durante as festividades. A corporação realizou 33 socorros marítimos e 32 terrestres.
Em Copacabana, na capital fluminense, foi registrada a maior parte dos atendimentos. Foram 45 salvamentos, sendo 29 no mar. A prevalência dos casos de afogamentos se deu nos postos 3 e 2,5, próximos do palco principal do evento. Por terra, os militares atuaram em 16 salvamentos. O pico das ocorrências terrestres atendidas no estado aconteceu após a virada do ano, por volta das 2 horas da manhã. Além de Copacabana (16), Cabo Frio (6) e Barra da Tijuca (2) também lideraram o ranking dos atendimentos realizados por terra, incluindo eventos clínicos, salvamentos de pessoas, colisões e acidentes diversos. Em Barra de Guaratiba, a corporação buscava, desde quarta-feira (01/01), por um homem que teria submergido após um mergulho na virada do ano, na Estrada da Barra de Guaratiba, 9980. As equipes atuam desde as primeiras horas de 2025 na ocorrência, com apoio de aeronaves, embarcações, guarda-vidas e mergulhadores do CBMERJ.