O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quarta-feira (15) as obras do casarão histórico na Alameda São Boaventura, no Fonseca, que será transformado no Centro Cultural Cauby Peixoto. Este será o primeiro espaço do tipo na Zona Norte e funcionará como um centro de memória da história local, além de oferecer exposições, auditório multiuso, café e áreas de convivência. A iniciativa representa um investimento de R$ 16,8 milhões pela Prefeitura, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura na região.
"Esse projeto vai ficar lindo e estamos acelerando os trabalhos para entregá-lo ainda em 2025. O Centro Cultural resgatará a memória do Fonseca, um bairro muito especial, um dos mais populosos e importantes da nossa cidade. Foi onde nasci e onde meus avós criaram quatorze filhos. Vamos ocupar esse espaço com cultura: concertos, apresentações teatrais e um centro de memória", afirmou o prefeito do município.
Restauro do casarão
A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) lidera o restauro do casarão, originalmente construído no início do século 20. As equipes já concluíram a limpeza do local e agora trabalham no acabamento do telhado, reboco da fachada, emboço, além de infraestrutura elétrica, instalação hidráulica e de esgoto, e impermeabilização da laje.