A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), intensifica as orientações de cuidado e prevenção à coqueluche, e reforça a importância da vacinação, com o objetivo de evitar o aumento de casos na cidade. As vacinas estão disponíveis para crianças, gestantes, profissionais e trabalhadores da saúde do município.
As vacinas indicadas para a prevenção da coqueluche são a Pentavalente e DTP, disponíveis para crianças; e a dTpa, destinada a gestantes, puérperas e, em caráter excepcional, aos trabalhadores da saúde que atuam em serviços públicos e privados, incluindo áreas de ginecologia, obstetrícia, casas de parto, CTIs, unidades de cuidados Intensivos neonatais, berçários, pediatria, doulas e creches que atendem crianças de até 4 anos.
A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio de Itaboraí, Katiuscia Lessa, destacou a importância da vacinação contra a doença.
A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Bordetella pertussis. Altamente contagiosa, a transmissão ocorre por gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirro.
Vale destacar que a vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.