Enquanto os alunos desfrutavam das férias escolares, os trabalhos nas escolas não foram interrompidos. Para melhorar a infraestrutura e oferecer mais conforto para os estudantes e profissionais da rede estadual de ensino, o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Educação, realizou reformas e reparos em 118 unidades neste período de recesso. As obras tiveram um investimento de cerca de R$ 50 milhões. Tudo para deixar as escolas prontas para o retorno das aulas, no dia 6 de fevereiro.
As intervenções incluem a construção de quadras, reformas de cozinhas, banheiros, vestiários, refeitórios e bibliotecas, além de manutenções como a troca de pisos e telhados, pinturas das paredes externas e internas e outros serviços.
"Investir em infraestrutura e revitalizar cada vez mais escolas é um compromisso essencial para garantir que nossos estudantes tenham um ambiente adequado para aprender. Cada melhoria realizada reflete diretamente no processo de aprendizagem, proporcionando mais qualidade e motivação aos alunos. A escola é um espaço de transformação e, antes mesmo de ser um local de aquisição de conhecimento, precisa ser um ambiente acolhedor, onde cada estudante se sinta seguro e inspirado a crescer", afirmou o governador Cláudio Castro.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, também destacou a importância das reformas para a comunidade escolar neste próximo ano letivo que vai começar.
"Estamos comprometidos em garantir que nossos estudantes e profissionais da educação tenham um ambiente escolar mais seguro, moderno e acolhedor. As reformas que estamos realizando visam não apenas melhorar a infraestrutura das escolas, mas também proporcionar melhores condições de aprendizado e ensino. Sabemos que uma estrutura adequada faz toda a diferença no desempenho dos alunos e no trabalho dos professores", afirmou Roberta.
Novas ferramentas
A Secretaria de Educação vai lançar, em 2025, diversas ações e ferramentas que vão melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede estadual. Uma delas é o projeto Enem RJ, uma plataforma gratuita voltada para estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas.
O programa "Segunda Chance" é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/série. A iniciativa permitirá que os aprovados prossigam com seus estudos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro.
O Diário de Classe On-line será mais um recurso em sala de aula. Por meio da tecnologia, a ferramenta ajudará os professores na apuração diária da frequência escolar. Além disso, também tem o objetivo de monitorar o histórico escolar do aluno com notas e demais apontamentos. Durante este ano letivo, serão realizados treinamentos com as escolas para implementação da nova resolução de frequência e utilização dos recursos deste diário.