Uma exposição com ilustrações do artista visual Luang Senegambia, no túnel de acesso ao setor ímpar da Marquês de Sapucaí, vai levar o público a uma reflexão sobre o racismo e suas ramificações e formas de se combater a discriminação racial. A iniciativa do Sesc RJ, com apoio da Liesa, Liga RJ e RioTur, poderá ser vista todos os dias dos desfiles.
A mostra digital "Guia da Folia: caminhos antirracistas no Carnaval" apresentará, de forma didática e lúdica, o conteúdo do Guia Antirracista, publicação do projeto Consciências, do Sesc, que discute questões de raça e do racismo estrutural brasileiro. O conteúdo da exposição será acompanhado de ilustrações de artista carioca, radicado em Salvador, que utiliza a técnica da colagem digital em suas obras. As obras serão divididas em "alas", em referência ao desfile das escolas de samba.
Sobre os trabalhos, será aplicada uma camada tecnológica com telas LED e backlights, o que propiciará um ambiente imersivo com cor e brilho. Além da exposição, o guia impresso será distribuído em versões português, inglês e espanhol.