O Sesc RJ deu início em 7 de março e estende até o próximo dia 27 uma programação alinhada à campanha nacional "21 Dias de Ativismo Contra o Racismo", que mobiliza organizações públicas e privadas e a sociedade civil em torno ações concretas para enfrentamento à discriminação e a conscientização sobre a luta antirracista. As atividades gratuitas acontecem nas unidades de Madureira e Ramos, no Rio, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Grussaí, no município de São João da Barra, no Norte Fluminense.
Em sua nona edição, a campanha homenageia a historiadora, ativista e poeta Beatriz Nascimento. Ela foi uma defensora incansável na luta antirracista e do resgate das histórias da população negra no país. Com sua trajetória acadêmica e política, Beatriz Nascimento deixou um legado essencial para o entendimento das estruturas do racismo no Brasil e a importância de combatê-las. Sua homenagem em 2025 reforça o compromisso da campanha em promover a valorização da história negra e dar visibilidade a figuras que foram fundamentais para a luta por igualdade e justiça.
O Sesc RJ aderiu à campanha em 2018, por meio de uma iniciativa e de proposições da unidade de Madureira. De lá para cá, a cada ano, a campanha compõe a pauta de atividades da Gerência de Educação da instituição, que tem, entre seus propósitos, atuar junto à luta antirracista e no combate à discriminação, mobilizando diferentes públicos e contribuindo para a promoção do bem-estar social.
Diversas atividades gratuitas são promovidas pelas unidades no período. Em Madureira, acontece um ciclo de palestras que propõe reflexões sobre o tema. Em Ramos, serão quatro dias de oficina de acessórios africanos.
Além de Madureira e Ramos, o Sesc RJ oferece programação em Niterói e São Gonçalo, onde acontecem exposições e oficinas. Por fim, em Grussaí, além de exibições cinematográficas, acontecem oficinas, afrogames, exposições e rodas de contos.