Quem atua nas indústrias criativas, no setor de empreendedorismo ou em tecnologia certamente já ouviu — ou ainda vai ouvir — falar de Oeiras Valley, projeto que vem se consolidando como o "Vale do Silício de Portugal". A iniciativa tem como objetivo posicionar o município de Oeiras, localizado a cerca de 20 quilômetros de Lisboa, no cenário empresarial global.
De olho no crescente interesse dos empresários brasileiros pelo mercado português, a Câmara Municipal de Oeiras e a Oeiras Valley Investment Agency (OVIA) promovem, entre os dias 17 e 22 de março, uma missão empresarial no Brasil. A programação inclui agendas estratégicas em três dos principais centros econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Entre as lideranças que compõem a delegação destacam-se o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e o Presidente do Conselho de Administração da OVIA, António Martins da Cruz, acompanhados de vice-presidentes, diretores, associados e parceiros.
As atividades no Rio de Janeiro começam em 20 de março, com um encontro na FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, para debater iniciativas de cooperação empresarial. Em seguida, haverá uma reunião no Consulado de Portugal no Rio, com foco no fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas.
Durante o almoço, oferecido pela Cônsul-Geral de Portugal no Rio, a Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, a delegação aprofundará discussões sobre investimentos e futuras parcerias. Na parte da tarde, o grupo será recebido pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e pelo presidente da Invest.Rio, Sidney Levy, no Palácio Guanabara. Na ocasião, serão apresentadas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e oportunidades de intercâmbio econômico entre Oeiras e o Rio de Janeiro.
No dia 21 de março, a delegação tem um encontro marcado com o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, para tratar de cooperação bilateral e de novos investimentos nos setores tecnológico e criativo. A programação inclui ainda uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura, símbolo da histórica ligação entre Brasil e Portugal, além de um painel de debates na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), onde especialistas e empresários discutirão as oportunidades de negócios no ecossistema inovador do Oeiras Valley.