Por:

Sesc divulgará na ONU programa de educação inclusiva

O colaborador do Senac RJ, Pedro Petrucio, e o presidente do Sistema Fecomércio RJ Antonio Florencio de Queiroz Junior embarcam nesta semana para Nova York onde participam, na sexta-feira, 21 de março, da 14ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Pedro, que tem síndrome de Down, e Queiroz foram convidados para ministrar uma palestra sobre a atuação do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) Sesc Senac, iniciativa que atua na promoção da inclusão, autonomia e independência das pessoas com deficiência. Pedro atua como responsável pelo programa de Autodefensoria do Crei.

Neste ano, a Conferência da ONU tem como tema "Melhore nossos sistemas de apoio", enfatizando a importância do suporte emocional, educacional e social que contribui para o desenvolvimento pessoal e a autonomia das pessoas com síndrome de Down. O Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado anualmente no dia 21 de março, em referência à trissomia do cromossomo 21, que caracteriza a síndrome.

O Crei Sesc Senac atua na formação de educadores e contribuição com políticas públicas voltadas para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência. Por meio da atuação na formação de professores, a iniciativa apoia o desenho de estratégias para qualificar os sistemas de apoio para o desenvolvimento integral de pessoas com deficiência, dentre elas as com síndrome de Down. Para jovens e adultos, o Crei também auxilia os atendidos no ingresso no mundo do trabalho e geração de renda. O apoio à família do atendido é outro pilar do Crei, que oferece orientação legal, qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda.