O governador Cláudio Castro prestigiou o primeiro aulão do Enem RJ, programa da Secretaria de Educação que tem como objetivo preparar os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa gratuita e inédita reuniu cerca de 650 alunos no Teatro Cecília Meireles, na Lapa. A plataforma une tecnologia e metodologias avançadas para facilitar o acesso ao Ensino Superior e melhorar os indicadores de aprendizado.
"Estamos dando um passo fundamental para garantir que nossos alunos tenham as melhores oportunidades de ingressar no Ensino Superior. O Enem RJ é uma iniciativa inovadora. Queremos que cada jovem do nosso estado tenha as ferramentas necessárias para construir um futuro promissor", declarou Castro.
O Enem RJ atende estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo material didático digital, videoaulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, além de simulados, correção de redação e relatórios individuais de desempenho. Um dos grandes diferenciais do programa é o uso de inteligência artificial, que cria trilhas de estudo personalizadas, respeitando o ritmo e as dificuldades de cada aluno.
"O Enem RJ é muito especial. Lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que os nossos estudantes sejam bem-sucedidos em todas as avaliações. Vamos desenvolver o aprendizado e o conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro", enalteceu a secretária de Educação, Roberta Barreto.
O programa também investe na acessibilidade, garantindo que todas as videoaulas tenham legendas e tradução simultânea para Libras, permitindo que mais estudantes tenham acesso ao conteúdo. Além disso, os professores da rede estadual também poderão utilizar a plataforma para aprimorar a preparação das aulas, garantindo um ensino mais eficiente e dinâmico.