Por:

Super Rio Expofood destaca o setor alimentício nacional

O governador Cláudio Castro marcou presença no maior evento de negócios alimentícios das Américas — a Super Rio Expofood (SRE) — que está sendo realizada até o dia 20 de março no Riocentro. O Governo do Estado marca presença na 35º edição da conferência com o espaço Agro Rio Business, mantido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, e mais dois espaços com o RioSolidario e a Codin-RJ.

Além criar um ponto estratégico de conexão com a organização sem fins lucrativos, incentivando o cadastro para ampliar a rede de contatos com apoiadores e parceiros, o Estado vai conectar as 20 agroindústrias de base familiar do interior às principais oportunidades de negócios do continente.

"Quando a gente incentiva os nossos empreendedores, eles vão longe. O estado passou a ser parceiro do setor produtivo, comércio, mercados, hotéis, turismo, ciência e tecnologia e produtores rurais. Não vai faltar diálogo, trabalho conjunto e apoio. Contem conosco não só institucionalmente, mas também na busca por uma legislação adequada e uma melhor carga tributária", afirmou o governador

Estrtutura do governo

A estrutura montada pelo Governo serve de vitrine para que os produtores rurais do estado possam exibir suas mercadorias. Dentro do Agro Rio Business, mantido pelo governo, há o Espaço Sabores do Rio, que tem como destaque a apresentação de seis cadeias produtivas: abacaxi, banana, laranja, café, farinha de mandioca e vinho.

Além disso, como novidade deste ano, há a presença dos prefeitos dos municípios que representam as respectivas cadeias e ainda conta com um espaço para falar sobre cases de seus municípios.

"A SRE é o maior evento do varejo alimentício da América. É uma excelente oportunidade para que o produtor possa se conectar com supermercadistas, fornecedores e especialistas. A feira é o ambiente perfeito para fechar negócios e parcerias. Tudo em um só lugar", ressaltou Dr. Flávio Ferreira, secretário de Agricultura.

Além de gerar oportunidades de negócios também oferece palestras, oportunidades de degustação e apresentação de oportunidades locais.

Para o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro — Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques, eventos como a SRE são muito importantes para o desenvolvimento rural do estado.

"Um dos maiores gargalos do setor agropecuário fluminense é a distribuição dos produtos, por isso é tão importante estar na SRE, a maior feira de negócios do varejo alimentício da América Latina. O que queremos é ligar as pontas, o produtor rural e o supermercado, promovendo efetivamente o desenvolvimento rural sustentável do estado", destaca Marques.

Fomento à indústria

Pelo segundo ano consecutivo no evento, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ) tem um estande próprio na feira para apresentar serviços aos empreendedores interessados em abrir ou ampliar seus negócios no estado do Rio de Janeiro.

Este ano, a companhia orienta sobre como pleitear incentivos fiscais em território fluminense e o mapa de áreas livres para implantação de empreendimentos no estado.

Durante a feira, o espaço de exposição da Codin também contará com informações sobre a Zona de Processamento de Exportação do Açu, cujo projeto foi atualizado pela Companhia de acordo com o Marco Legal das ZPEs, que atrairá diferentes empresas para o estado.

Outra entidade do setor presente é a Rio Indústria, no Pavilhão 3.

"O Rio de Janeiro continua a se destacar como um polo industrial dinâmico, com empresas que, além de impulsionarem a economia local, desempenham papel competitivo na economia nacional. As indústrias fluminenses, que vão do setor alimentício à tecnologia, têm se destacado pela sua qualidade, inovação e pelo compromisso com as melhores práticas de sustentabilidade e desenvolvimento", afirma Sérgio Duarte, presidente da Rio Indústria.