Por:

Hotéis fluminenses ganham descontos junto ao Ecad

Negociar com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) ficou mais fácil para os hotéis do Estado do Rio de Janeiro. A ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro) fecharam parceria inédita com o escritório para garantir descontos de até 60% em eventuais débitos dos empreendimentos. Outro benefício é um desconto na mensalidade de empreendimentos hoteleiros enquadrados no Simples, incluindo unidades habitacionais e áreas comuns.

Para ter direito a esses benefícios exclusivos garantidos pelo convênio, o hotel tem que estar adimplente com o devido pagamento do direito autoral, ser associado à ABIH-RJ ou ao HotéisRIO e estar em dia com suas obrigações junto às entidades.

Para o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, é importante ressaltar o ineditismo do convênio. "Já tivemos algumas ações conjuntas com o ECAD, mas esse acordo é o marco de uma nova fase. Isso nunca foi feito antes. Estamos muito satisfeitos em proporcionar essa oportunidade aos empreendimentos hoteleiros do Rio de Janeiro", disse.

O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, comemorou o convênio. "Esse acordo é o resultado de mais de 20 reuniões de trabalho. É uma excelente oportunidade de os empreendimentos colocarem suas obrigações em dia. Agradeço o empenho da equipe do ECAD na elaboração desse convênio".

O que é o Ecad

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos e trabalha pautada pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13. É responsabilidade do Ecad cobrar o pagamento de direitos autorais em nome de compositores e artistas quando uma música é executada publicamente em locais de frequência coletiva, como hotéis, emissoras de rádio e TV, shows, eventos, internet, bares, restaurantes, casas de show, lojas, boates, cinemas, academias, plataformas de streaming e outros.