Mais de 2 mil crianças já passaram pelas escolas de educação infantil do Sesc RJ, em Nova Iguaçu e Niterói, que este mês completam 10 anos de fundação.
Desde 2015, as duas escolas oferecem vagas gratuitas em creche e pré-escola para crianças de 2 a 5 anos. Em Niterói, o atendimento é em período integral, e em Nova Iguaçu, em regime parcial. Atualmente, mais de 220 famílias são beneficiadas pelas escolas, que contribuem com a redução do número de crianças que aguardam uma vaga em creches no estado - um dos principais desafios da educação no Brasil. As matrículas de novos alunos ocorrem no início de cada ano, com prioridade para filhos de trabalhadores do comércio e famílias de baixa renda.
Com uma equipe multidisciplinar, o projeto pedagógico baseia-se em atividades desenvolvidas junto às crianças, na participação ativa dos pais e na integração com o território. Além disso, oferece capacitação para cursos de formação de professores e promove diversas atividades em parceria com escolas da rede municipal. Os projetos estão alinhados aos movimentos em defesa da infância e do direito ao brincar, incluindo a realização de Conferências com as Infâncias e a celebração do Dia Mundial do Brincar, reforçando a potência, a voz e a autoria das crianças.
"O brincar ocupa o lugar central nas propostas que desenvolvemos e relaciona-se diretamente com aprendizagens e experiências significativas. As decisões são tomadas por todos que fazem parte do cotidiano escolar e as atividades são construídas a partir dos interesses, das perguntas e com a plena participação das crianças e responsáveis. As aprendizagens circulam dentro e fora da escola. Para nós é primordial conhecer, reconhecer e interagir com o território onde estamos", conta a gerente de Educação do Sesc RJ, Adriana Santos.