Na segunda-feira (25), o Hospital Municipal Carlos Tortelly recebeu as secretárias de Saúde, Ilza Fellows, e da Mulher, Thaiana Ivia, para uma mesa-redonda com a presença dos profissionais da unidade hospitalar. Pensando na saúde de forma integral, um dos pilares do SUS, a secretária Ilza Fellows reforçou a importância com doenças que afetam as mulheres como câncer de mama e sífilis/sífilis congênita.
A secretária Thaiana Ivia apresentou todos os equipamentos da rede de proteção que a Prefeitura disponibiliza para as mulheres, além do programa Auxílio Social que consiste em um pagamento de um salário mínimo para ajudar a romper o ciclo de violência. Niterói dispõe de um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), a Sala Lilás, o Espaço Empreender Mulher para dar o suporte econômico às mulheres, os Núcleos de Atendimento à Mulher (Nuam) no Plaza Shopping e na Unidade de Urgência Mário Monteiro.
Participaram também da roda de conversa o diretor do Hospital Carlos Tortelly, Bira Ramos; Beatriz Queiroga, que atua no Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, com mediação de Maria Ivone Suppo, do Centro de Estudos do hospital.