Por:

Governo revitaliza prédio tombado do Conselho da Mulher

Reforçando o compromisso com a preservação da memória histórica e a promoção de políticas públicas para as mulheres, o governador Cláudio Castro reinaugurou o novo prédio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (Cedim- RJ), nesta quinta-feira (27). Com um investimento de mais de R$ 6 milhões, a obra do prédio tombado pelo Patrimônio Histórico foi coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e executada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, a Emop.

"A revitalização do Cedim-RJ vai além de uma simples restauração. Ela fortalece o compromisso do Governo do Estado com a promoção da equidade de gênero e a valorização das mulheres. Estamos garantindo que este espaço continue sendo um símbolo de resistência e avanço, um lugar que guarda a memória do passado e garante novas conquistas para as mulheres. Desde o início do nosso governo, a pauta dos direitos das mulheres é uma preocupação e uma realidade trabalhada por nós", declarou o governador Cláudio Castro.

Com aproximadamente 1.700 metros quadrados de área total e 700 metros quadrados de área construída, o local recebe uma biblioteca com acervos especializado e histórico sobre a luta das mulheres, além de auditório para palestras e eventos, nove salas para reuniões e capacitações, salão amplo para atividades diversas e salas climatizadas para capacitação e formação.

"Esta é uma entrega para todas as mulheres fluminenses, um patrimônio histórico emblemático para quem faz da luta delas uma parte de sua vida. O Cedim é um símbolo de resistência e avanço para as mulheres do nosso estado. Este espaço vai promover a informação, discussão e estímulo ao empoderamento feminino, ampliar oportunidades e fortalecer políticas que garantam os direitos femininos", afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, que também preside o Cedim-RJ.

O novo espaço também foi planejado para promover a inclusão digital, com a retomada de eventos culturais e acadêmicos, além do incentivo ao empreendedorismo feminino. O Cedim-RJ está aberto ao público e a programação pode ser consultada no site e nas redes sociais do órgão.