A Alerj homenageou nesta segunda-feira (31) com o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro 10 personalidades que contribuíram para a defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, durante a solenidade, que aconteceu no plenário do Palácio Tiradentes, foram entregues os Prêmios Dandara e Marielle Franco.
À frente da solenidade, a presidente da Comissão da Alerj dos Direitos da Mulher, deputada Renata Souza (Psol), destacou a importância do encontro e o papel fundamental desempenhado pela Sala Lilás, criada pela Casa.
"Essa cerimônia reconhece mulheres em diferentes lugares na sociedade que lutam pela vida de outras mulheres. Então, eu não tenho dúvidas da importância desta homenagem que valoriza o trabalho desenvolvido por elas. A gente contemplou pessoas das áreas da saúde, educação, segurança pública e dos movimentos sociais. A Sala Lilás, nesse sentido, é central para a construção e a possibilidade de termos dentro da Alerj um espaço que faça esses atendimentos e acolha essas mulheres de maneira qualificada", afirmou a parlamentar.