O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta segunda-feira (07), o Instituto Estadual dos Olhos, a primeira unidade pública estadual dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo SUS. Localizado em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, o instituto funcionará no prédio anexo ao Hospital Eduardo Rabello e terá capacidade de realizar mais de 400 cirurgias e mil consultas por mês. Os pacientes serão encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação, e poderão fazer cirurgias de catarata e glaucoma.
"Essa entrega é muito simbólica para a população da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Temos trabalhado e investido massivamente na saúde do nosso estado. Queremos realizar outras entregas, como o Rio Imagem, para que o povo consiga realizar os exames aqui na região. Nossa missão é transformar a realidade do povo fluminense", destacou o governador.
Com investimento de R$ 5,7 milhões, o instituto conta com duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatório, além de seis consultórios para exames e consultas. O local dispõe de uma variedade de serviços: consultas para ceratocone (aumento da curvatura corneana), catarata, córnea, estrabismo adulto, glaucoma, plástica ocular, pterígio (crescimento de um tecido fibrovascular na córnea), entre outros.
"É com muita alegria que realizamos mais essa entrega para a nossa população, que agora vai poder contar com equipamentos modernos para garantir a saúde ocular. Nessa unidade, os profissionais vão aplicar nos pacientes a modalidade chamada "Day Hospital", que prevê o retorno do paciente para casa no mesmo dia da realização da cirurgia. Isso tudo otimiza ainda mais os procedimentos e possibilita que um maior número de pacientes consiga ser atendido", explicou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A unidade conta com Tomografia de Coerência Óptica, que analisa todas as camadas da retina sem radiação, e com feixes de luz para obter as imagens. Dessa forma, o exame pode ser feito quantas vezes forem necessárias. O Instituto também realiza ultrassonografia do globo ocular, mapeamento de retina, retinografia digital (foto da retina, do nervo óptico e do fundo do olho), tomografia da macula (ponto central da retina) e do nervo óptico e topografia de córnea.
Reforma no Hospital
Com 51 anos de funcionamento, o Hospital Estadual Eduardo Rabello passou por obras de ampliação e modernização. O Governo do Estado investiu R$ 13 milhões na unidade para aumentar a capacidade de 31 para 69 leitos.
A fachada do hospital também foi recuperada, assim como o acesso das ambulâncias, a recepção, o laboratório e o refeitório. O local promove atendimento em 14 especialidades: cardiologia, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, homeopatia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e odontologia.
Por ano, a unidade realiza 349 mil atendimentos entre consultas de cardiologia, ginecologia, ortopedia, exames de imagem e laboratoriais.