No ano em que a cidade do Rio de Janeiro é consagrada como Capital Mundial do Livro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa não poderia ficar de fora do maior festival literário do país: a Bienal do Livro. A pasta lançou uma convocatória para selecionar agentes culturais que irão compor a programação da "Casa da Leitura e do Conhecimento", estande oficial que fará parte do evento.
A ação integra a campanha "Do Rio ao RJ", promovida pela secretaria, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento. As inscrições estão abertas até o dia 30 deste mês e devem ser realizadas através de formulário online, no site da secretaria. O resultado será divulgado no dia 16 de maio.
"Pensar a literatura como um grande motivador de arte e impulsionador de outras expressões artísticas, também faz parte do legado deste ano tão importante. Queremos preencher o nosso estande com manifestações culturais de todas as regiões do estado. Se você tem uma ideia, um projeto, uma ação ou lançamento, queremos conhecer a sua proposta!", afirma o superintendente de Leitura e Conhecimento, Gabriel Salabert.
Os interessados devem propor atividades nas seguintes temáticas: lançamento de livro, vendas de livros, contação de histórias, palestras ou outras ações ligadas à leitura e literatura. Os selecionados vão fazer parte do estande em diferentes turnos, intercalando entre manhã, tarde e noite. Todos os fazedores de cultura receberão um "template" para divulgação em suas redes e um certificado de participação.