Por:

Exemplos de projetos

Além de incentivar jovens talentos, o evento é dirigido a professores, escolas e secretarias de educação. Lançada em 2021 pela Fundação Cecierj, a Olimpíada de Ciência & Arte se tornou a primeira no Brasil a reunir, equitativamente, conteúdos de ciências e artes, visando a estimular o interesse nessas áreas de conhecimento por alunos do Ensino Fundamental.

O projeto conta com a parceria de docentes que se empenham e investem na educação de seus estudantes, como Larissa Romana, que trabalha no Colégio Pedro II - Campus Realengo. Ela disse que a Olimpíada Ciência & Arte foi um marco em sua carreira e o primeiro contato que teve na orientação de um grupo em uma olimpíada e, posteriormente, em um projeto de Iniciação Científica Júnior (ICJ). O grupo da professora foi um dos que foram contemplados com a bolsa de ICJ proporcionada pela Olimpíada e o CNPq.

Na Unidade de Trabalho Diferenciado da Prefeitura de Angra dos Reis, a Olimpíada Ciência & Arte mobilizou professores de diferentes disciplinas: Língua Portuguesa, que recebeu o edital e levou a proposta para a Escola de Matemática e Ciências. Ela reuniu, ainda, alunos de diferentes séries, entre o 6º e 9º ano.