A exposição Obras de Maria Lynch, uma mostra virtual solo que reúne os trabalhos mais significativos dessa artista brasileira reconhecida e celebrada internacionalmente é uma realização da Secretaria de Cultura de São Paulo por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
A exposição agrupa 45 trabalhos realizados ao longo das últimas duas décadas como “Além do Homem” (2015), “Gafieira” (2018), e “Infinito” (2022), reunidos em quatro salas em um espaço virtual criado para simular uma visita real a uma galeria de arte, apresentando um recorte da obra de Maria Lynch por meio do qual o visitante é levado ao encontro dos principais eixos de sua produção em pintura: as relações entre desenho, linha e cor; a presença de uma intensa vibração cromática; a visita ao território lúdico próprio da infância; e, ainda, o interesse pela criação de figuras que evocam um universo feminino fluido, avesso a identidades fixas.
Com atividades direcionadas a estudantes de escolas públicas situadas em bairros que apresentem vulnerabilidade social, o programa, totalmente gratuito e com acessibilidade com intérprete de libras nas sessões, conta com 30 visitas virtuais guiadas por um educador que realizará também três seminários sobre “Artes plásticas”. O projeto ainda contempla encontros com a artista para que ela possa compartilhar seu processo criativo.
As atividades iniciaram no mês de junho e irão até julho, onde participará também da programação do “Recreio nas férias” organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Os CEUs de Campo Limpo e Casa Blanca são as primeiras instituições a receberem a exposição, através dos encontros virtuais realizados em uma plataforma de videoconferência.
O acesso à exposição que é uma realização da Arte e Ensaio e tem curadoria de Luisa Duarte já está disponível através do site: https://www.arteensaio.com.br/galeria/marialynch/