Acessibilidade nas sessões eleitorais

Dez zonas serão contempladas com medidas alternativas, de audiodescrição e LIBRAS

Por

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência — SMPD Rio, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, vai disponibilizar pranchas de Comunicação Alternativa nas seções eleitorais. Esta é a segunda vez que a parceria acontece em eleições.

Este ano, com uma maior abrangência, serão 10 Zonas Eleitorais e 3.148 Sessões Eleitorais, distribuídas em mais de 50 bairros da cidade do Rio de Janeiro. A prancha é um recurso de acessibilidade de comunicação, que demonstra de forma fácil e didática o passo a passo da eleição.

Essa inovação vai beneficiar mais de um milhão de pessoas com e sem deficiência que poderão consultar as pranchas em suas sessões eleitorais e tirar dúvidas. Além das imagens, a prancha possui um código QR com audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS. Para acessar a prancha e se preparar para votar, acesse o link disponível na Bio da SMPDRio no Instagram.

As pranchas com figuras (pictogramas) serão fixadas na entrada de cada Sessão Eleitoral para que pessoas com e sem deficiência tenham acesso às informações.

Além das pranchas, a SMPD desenvolveu outros três produtos para facilitar a Comunicação Alternativa: um vídeo tutorial e um e-book para os mesários, e um vídeo para a população disponível na página do TRE-RJ. Este trabalho é fruto do projeto piloto realizado nas eleições de 2022.