Por: Fernando Pimenta
Para os cariocas, há sempre grande expectativa pela chegada do verão, a estação mais querida do ano. Em 2024, a estação terá início oficial em 21 de dezembro e se estenderá até 20 de março de 2025. No entanto, antes mesmo de sua chegada, o Rio de Janeiro já tem passado por intensas ondas de calor nas últimas semanas.
Desta forma, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado já deram início à Operação Verão 2024/2025. Nas praias da Barra e do Recreio, as mais frequentadas da Zona Oeste, a Prefeitura deu início oficial à operação no dia 30 de novembro.
Por exemplo, na Prainha e em Grumari, o objetivo da iniciativa é controlar o acesso aos parques para conservação dos locais em períodos de maior visitação e se estenderá durante todo o verão, nos feriados e fins de semana.
Nos dias de operação, o acesso aos parques será conforme a lotação dos estacionamentos. Em caso de lotação das 800 vagas — 600 em Grumari e 200 na Prainha — uma cancela será fechada pelas equipes de trânsito da Guarda Municipal, não permitindo mais a entrada de carros pelo principal acesso e desviando o trânsito para a Estrada do Pontal. Reboques da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) poderão ser acionados em situações emergenciais.
A previsão é de que ocorra um fechamento um pouco mais cedo para direcionar as pessoas para a Barra de Guaratiba, onde é o acesso para o parque de Grumari.
Os dois parques naturais são importantes áreas de preservação com quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica — que só ocorrem naquele local — ou ameaçadas de extinção.
A Guarda Municipal também atua na região com equipes dos Grupamentos Especial de Praia (GEP) e de Defesa Ambiental (GDA), que atuam no patrulhamento preventivo das praias e do parque da Prainha, principalmente no ordenamento urbano, na fiscalização das posturas municipais e proteção da vegetação e da fauna locais.
"O fechamento intermitente do acesso aos Parques Naturais da Prainha e de Grumari visam principalmente proteger áreas importantes de preservação ambiental, além de garantir a fluidez do trânsito nos horários permitidos e coibir o estacionamento irregular", lembra o Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.
Prefeitura do Rio monta esquema especial para estacionamento de
ônibus fretados
A Prefeitura do Rio já iniciou o esquema especial para estacionamento de ônibus fretados na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes durante os finais de semana, que vai se estender durante todo o verão.
A ação da Subprefeitura da Barra, da CET-Rio e da Secretaria de Ordem Pública tem o apoio da Guarda Municipal, da Gerência Executiva Local, do 31º BPM e dos programas Barra Presente e Recreio Presente. Parte da Operação Verão, o principal objetivo é orientar os ônibus de turismo fretados, com destinos às praias da Barra da Tijuca e do Recreio, na Zona Oeste, para que após o desembarque dos passageiros, estacionem nos seguintes locais:
Área 1: Antigo Supermercado Extra - Avenida das Américas, 1.510. Indicado para ônibus com destino às praias da Barra da Tijuca.
Área 2: Riocentro Portão G - Entrada pela Avenida Olof Palme, com acesso pela Avenida Salvador Allende. Indicado para ônibus com destino às praias do Recreio dos Bandeirantes.
"Esta medida tem a finalidade de organizar o estacionamento dos ônibus de turismo que ficam parados de forma irregular nas áreas residenciais", afirma o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.
Vale ressaltar que agentes da prefeitura estarão atuando com multas e apreensão de veículos em casos de grave irregularidade e recusa a sair do local.
"Esse é um trabalho importante de ordenamento, especialmente em fins de semana e feriados com sol, com movimento nas praias. Faz parte também da nossa estrutura de Operação Verão. Esses ônibus não podem permanecer parados nas imediações de ruas residenciais, prejudicando a fluidez do trânsito. Então, nós realizamos essa operação contando com o apoio dos motoristas. Mas, aqueles que não colaborarem, serão multados e rebocados justamente para ter um ordenamento do bairro, que é a Barra da Tijuca, recebendo uma grande população, especialmente nesses finais de semana ensolarados", afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Para o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis, esse ordenamento é fundamental para garantir a fluidez do trânsito e não prejudicar o direito de ir e vir dos moradores. Placas de proibido estacionar para veículos acima de duas toneladas serão reimplantadas nos locais de onde foram arrancadas e agentes da CET-Rio vão orientar o trânsito durante o período de maior movimento.
Governo do Estado
inicia Operação Verão na orla de Copacabana
Enquanto a Operação Verão da Prefeitura do Rio teve início em 30 de novembro, o Governo do Estado iniciou suas atividades logo em seguida, em 1º de dezembro, com um evento aberto ao público na orla de Copacabana, a praia mais movimentada do Rio. No evento aberto, os militares e agentes mostraram toda a capacidade técnica e operacional dos órgãos para atuar em salvamentos marítimos e na resposta a desastres causados pelas chuvas características desta época do ano.
"O que vemos hoje é fruto de muito trabalho e dedicação dos nossos militares e agentes. Trabalhamos de forma integrada, sempre em busca de novas tecnologias e recursos para aprimorar nossa atuação. Já investimos cerca de R$1 bilhão na corporação, viabilizando diversas ferramentas para a prevenção, gestão de riscos e respostas a desastres. Nossa luta será sempre para salvar vidas", declarou o governador Cláudio Castro.
Durante o evento, a população conferiu de perto as embarcações recém-adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar os socorros marítimos, as novas tecnologias que serão empregadas na busca por vítimas, além de equipamentos especializados para resgates em emergências típicas da estação, como deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos e inundações. O público também interagiu com os cães farejadores da corporação, participou de oficinas de primeiros-socorros, recebeu instruções de saúde e orientações de prevenção a tragédias, com demonstração do toque das sirenes de alerta de risco.
Novidades para o Verão
Para este Verão, a corporação vai contar com dois drones novos, com megafone, farol de busca com precisão de 900 metros e capacidade de voo em condições adversas, com chuva. As praias também estão mais seguras com o reforço de 43 novos barcos infláveis de última geração, importados da Europa, que são mais estáveis, leves, ágeis, resistentes e extremamente eficientes, mesmo em dias de mares mais agitados.
A corporação também vai apostar na implantação, durante toda a estação, do serviço de médicos nas motos-aquáticas, para garantir um atendimento ainda mais rápido a banhistas que necessitem de socorro especializado.
"A nossa missão é salvar. A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. Desde novembro, estamos reforçando progressivamente o efetivo nas praias, já em contagem regressiva para o Verão. Só no ano passado, realizamos mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil socorros só na capital. Investimos forte em prevenção para assegurar um banho seguro a todos!", destacou o coronel Tarciso Salles.