A vida quilombola em Vargem Grande

Por

Em Vargem Grande, o restaurante Tô na Boa é destaque pela boa comida, ambiente cercado de natureza, e a história por tráz do estabelecimento.

O restaurante é localizado no Quilombo Cafundá de Astrogilda, uma comunidade familiar fundada por Astrogilda, bisavó de Gizele, a dona do Tô na Boa. A proposta da chef é que os clientes sintam-se em casa, livres para sentir a natureza com os pés descalços.

Gizele fundou o restaurante em 2011, a partir do sonho de cuidar do espaço junto com a própria família. "Eu nasci e cresci abraçada pela mata de Vargem Grande. Aqui é a minha comunidade, o meu quilombo", conta a chef.

O Tô na Boa é liderado por Gizele e seu marido, Renato, e conta com uma equipe de 30 pessoas.

"Nós prezamos pela importância da cultura e ancestralidade nos temperos", aponta a gastrônoma. Além do famoso pastel de camarão e os risotos, os drinks também são destaque, pois levam o nome de pessoas que fizeram parte da história da comunidade.

Além da gastronomia, o restaurante tem outras frentes, como o trabalho de ação social, onde fazem a doação de cestas básicas, cozinha solidária e muito mais. Em 2021, o restaurante ganhou o Prêmio Nise da Silveira, devido às boas práticas sociais.

No dia 20 de novembro, o Tô na Boa, juntamente ao Quilombo Cafundá Astrogilda celebra o Dia da Consciência Negra com muita música e comida boa. Das 13h às 17h, o local oferece sua tradicional feijoada - e gratuita -, roda de samba com um grupo feminino, espaço de trancista, além da presença da feirinha, que comercializa alimentos, artesanatos, ervas medicinais e muito mais.

Para o evento, é pedido que visitantes tragam alimentos não perecíveis, para o projeto Cozinha Solidária.

Serviço:

Data: 20/11, das 13h às 17h

Local: Tô na Boa - Rua Luiz Borracha, 722, Vargem Grande

Entrada: Gratuita