Alimentação no calor: Dicas e cuidados

Frutas, legumes e carnes brancas são a aposta para a onda de calor

Por

Salada com tomate, queijo e coentro em molho agridoce.

Para suportar as ondas de calor do Rio de Janeiro, é importante tomar alguns cuidados com a alimentação, uma vez que as altas temperaturas afetam as necessidades nutricionais do corpo.

Por isso, é necessário regrar a alimentação e observar o tipo e quantidade de nutrientes que o seu corpo precisa. São recomendados alimentos menos gordurosos, com mais fibras e a alta ingestão de líquidos.

É importante evitar comidas preparadas fora de casa, onde a procedência do alimento é desconhecida, pois as altas temperaturas podem facilitar a contaminação do alimento.

Saladas, com folhas, verduras, legumes e frutas são ótimas sugestões para o verão, pois contém alta porcentagem de água, facilitando a digestão.

Carnes brancas também são recomendadas, pois são digeridas rapidamente. É importante variar o preparo de tais carnes com grelhados, cozidos e assados.

Nas sobremesas, a dica é evitar carboidratos e açúcares. Para substituir o doce, as frutas são recomendadas, por serem pouco calóricas e ricas em sais minerais. Afinal, quem não ama uma melancia geladinha no verão?

Para evitar intoxicações alimentares durante o período mais quente do ano, é importante: Evitar alimentos que contém cremes ou maionese; Comer frutas em todas as refeições e lavar bem antes de consumir; Cozinhar os alimentos, especialmente ovos; Não descongelar os alimentos em temperatura ambiente; Optar por carnes e pescados cozidos; Incluir legumes e verduras no cardápio; Dar preferência aos grão integrais; Beber muita água; Lavas as latinhas de bebida antes de abri-las; Beber sucos naturais à vontade, além de picolés, raspadinhas e sacolés, que são refrescantes.

O calor pode se tornar ainda mais prazeroso se o corpo estiver alinhado com uma alimentação correta e balançeada.