Esquema impressionou o público
O esquema montado pelo Governo do Estado impressionou quem foi à Cidade do Rock. É o caso da corretora imobiliária Helena Cardoso Noonan, que reside há 33 anos nos Estados Unidos. Ela conta que foi convidada por primos para ir ao Rock in Rio, mas confessa que no início ficou apreensiva.
"Me surpreendi. Fui no domingo à Cidade do Rock e vi os shows do Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, entre outros. Fiquei extremamente impressionada com a segurança dentro e fora do Rock in Rio. Vi muitos policiais e um ambiente completamente seguro nas ruas. Espero voltar para outros eventos desta magnitude, divertidos e tranquilos", ressalta Helena, destacando que a quantidade de policiais e de viaturas chamou sua atenção.
A estrutura também chamou a atenção de Cleydson Farias, pintor de 29 anos, que aprovou a sensação de segurança. Ele levou sua filha, Maria, de 8 anos, para andar de patins no entorno do Rock in Rio, mesmo tarde da noite.
"Me senti realizado por proporcionar essa diversão a ela em um ambiente seguro. A forte presença da polícia me deixou tranquilo", elogiou.
Divididos em duplas, os policiais militares da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida ficam disponíveis nas entradas principais de acesso à Cidade do Rock, ao lado do Parque Olímpico, na Avenida Abelardo Bueno.
As duplas da patrulha distribuíram flyers e dão orientações aos visitantes sobre o atendimento especializado em casos de violência contra a mulher. A medida agradou a turista de São Paulo Gabriela Tardochi, de 27 anos, que foi ao Rock in Rio com a amiga Fernanda Borgesa.
- Me senti mais segura. Está bem policiado. E ainda mais com o policiamento voltado especialmente para a mulher, eu me sinto mais tranquila - afirmou Gabriela, que participa do evento pela segunda vez.
Via redes sociais a Secretaria Estadual da Mulher também reforçou a campanha "Ouviu um Não - Respeite a Decisão", com a orientação para denunciar situações de risco via o número 190 da Polícia Militar ou pelo aplicativo gratuito Rede Mulher.