Instituto lança cartilha contra violência escolar
O evento gratuito conta com coral conduzido por Carlinho de Jesus
Marcando um passo significativo no enfrentamento da violência no ambiente escolar por meio da arte e da integração entre família, escola e alunos, o Instituto de Restauração Humana Vivarte promove o lançamento de sua nova cartilha "Três elos: família, escola, aluno" em evento gratuito no BarraShopping, Zona Oeste do Rio, no dia 10 de outubro, às 16h30. Patrocinada pela Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a obra destaca a importância da arte no enfrentamento da violência escolar.
A cerimônia contará com rodas de conversa e a apresentação de um coral de adolescentes conduzido pelo coreógrafo e diretor artístico Carlinhos de Jesus. Serão distribuídos mais de 500 exemplares do material para que professores, pais e alunos tenham acesso às estratégias e metodologias propostas pela ONG.
Presidente do Vivarte, a psicóloga Dominique Chor explica que uma das premissas da cartilha é enfatizar a arteterapia como uma ferramenta eficaz na prevenção da violência.
"A violência escolar é um reflexo das dificuldades enfrentadas pelos jovens em suas vidas diárias. E a abordagem artística permite explorar o inconsciente, muitas vezes a origem de atitudes violentas, e transformar sentimentos agressivos em expressões positivas e construtivas. A arteterapia, por exemplo, facilita a conscientização dos alunos sobre suas emoções e promove o desenvolvimento pessoal", explica Dominique.
A cartilha surge em um momento crucial. Em 2023, o registro de casos de violência nas escolas brasileiras cresceu 50%, de acordo com dados do Disque 100. Preocupante alta que ressalta a necessidade urgente de medidas preventivas e educativas para reverter tal tendência. E a "Três elos" busca atender a essa demanda com uma abordagem inovadora.