Sábado com 'Encontro Carioca Sem Estresse'
Segunda edição do evento gratuito é em universidade da Barra
Neste sábado (30), a Barra da Tijuca recebe a segunda edição do evento gratuito "Encontro Carioca Sem Estresse", promovido pela Graphos Assessoria, com o apoio do International Stress Management Association e do Centro Universitário UNIGAMA. A importância do evento direcionado para estudantes, profissionais e empresas está no resultado da pesquisa realizada pelo instituto Gallup que mostra que no Brasil, 43% das pessoas relatam sentir estresse. Esse percentual está acima da média global de 37%.
Segundo a psicóloga Fátima Antunes, professora universitária e idealizadora do evento, o encontro vai reunir profissionais, empresas e instituições da cidade do Rio de Janeiro que tenham como objetivo promover a saúde e qualidade de vida do carioca. "A primeira edição do encontro carioca para o controle do estresse reuniu cerca de 600 participantes, 25 profissionais, oito oficinas vivenciais e apoio de diversas empresas", conta Fátima Antunes. Para ela, o Rio de Janeiro dispõe de inúmeros recursos naturais e culturais que podem evitar o adoecimento psíquico. "Sabemos que o estresse é inevitável. Por isso, precisamos aprender a gerenciá-lo no nosso dia a dia para ter saúde física e mental", considera.
"A cidade do Rio de Janeiro dispõe de recursos pagos e gratuitos que podem ajudar a melhorar a saúde mental do carioca e nosso objetivo é trazer isso a palco, para que as pessoas reconheçam o stress e saibam o que fazer, cada um a seu modo, para mitigar seus impactos na vida pessoal, profissional e social", explica Fátima Antunes.
O tema central do encontro é "Coração sensível e força da mente", trecho de um poema de Fernando Pessoa. Fátima Antunes destaca que a poesia e a arte vão permear o evento onde ocorrerão simultaneamente palestras e workshops. "Entre os temas dos workshops estão: yoga, arteterapia, quiropraxia, uma oficina dedicada exclusivamente à reflexão feminina, dança, musicoterapia e jogos de tabuleiro. As palestras serão ministradas por médicos, psicólogos, educador físico, nutricionista, teólogo e físico quântico, com diferentes olhares sobre o tema central", frisa Fátima Antunes. Haverá ainda avaliação física e orientação nutricional.