Por:

Turismo em alta impulsiona a orla do Rio

Por: João Piedras

O turismo brasileiro começou 2025 com números positivos, e a orla do Rio de Janeiro se beneficia desse crescimento. Segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o Brasil foi um dos grandes responsáveis pelo aumento de 2,4% no tráfego aéreo da região em janeiro, alcançando 42,3 milhões de passageiros. No mercado doméstico, foram registrados 8,6 milhões de viajantes, um avanço de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024.

O aumento da conectividade aérea também fortalece a chegada de visitantes à cidade do Rio, que segue como um dos principais destinos turísticos do país. O Brasil se destacou no fluxo intra-regional, com 5,3 milhões de passageiros, enquanto as conexões internacionais entre América Latina e Caribe chegaram a 15,6 milhões de viajantes, um crescimento de 0,7%. Uma das rotas mais expressivas foi a ligação entre Paris e Salvador, que registrou uma alta de 33,5% e reforça o interesse dos turistas europeus pelo Brasil.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que o Brasil registrou 8.446 voos internacionais em janeiro, um aumento de 16,1% na comparação com 2024. O estado do Rio de Janeiro foi o segundo principal receptor de voos internacionais, com 20,4% do total, ficando atrás apenas de São Paulo (57,6%). Santa Catarina (7,7%) e o Distrito Federal (3,41%) completam o ranking.

O Ministério do Turismo segue investindo na expansão da conectividade aérea, por meio de iniciativas como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) e o programa "Conheça o Brasil: Voando", que incentivam novas rotas e o aumento da oferta de voos com "stopover" em cidades estratégicas. Com isso, mais turistas têm a oportunidade de explorar a cidade do Rio e desfrutar da experiência única proporcionada pela sua Orla, que reúne gastronomia, lazer, esportes e sustentabilidade.

Com a expectativa de um fluxo turístico ainda maior ao longo do ano, a orla do Rio se consolida como um polo de turismo e entretenimento, oferecendo experiências que vão desde um mergulho nas águas do Atlântico até a alta gastronomia e eventos culturais à beira-mar. Seja para visitantes nacionais ou estrangeiros, a cidade segue sendo um destino imperdível, com uma infraestrutura cada vez mais conectada ao mundo.