'Mufasa: O Rei Leão' traz a origem da lenda da Disney

Por

Nesta reta final do ano, a Disney apresenta a sua última produção de 2024, o aguardado 'Mufasa: O Rei Leão', filme que conta a origem de um dos personagens mais icônicos do universo Disney.

A clássica animação de 1994 já foi adaptada para o formato 'live-action' em 2019, e a produção se tornou uma das maiores bilheterias da história. Naturalmente, a Disney buscou formas de continuar explorando esse grande sucesso. E assim chegamos a este prelúdio sobre a vida de Mufasa e seu irmão Taka, posteriormente conhecido como Scar.

Uma pitada de mistério pode ser um elemento fundamental para a construção de uma lenda, mas aqui a Disney e o diretor Barry Jenkins decidiram examinar todo o passado do Mufasa que havia sido deixado de fora no filme original. Barry Jenkins, aliás, é o diretor de 'Moonlight', filme vencedor do Oscar, o que fez dele uma escolha pouco convencional para liderar este projeto.

O diretor, de fato, esforça-se para impor um pouco mais de originalidade e capricho neste filme, porém enfrenta uma grande barreira inicial: a técnica de computação gráfica hiper-realista usada para dar vida a este mundo. Assim como no filme de 2019, presenciamos um resultado estranho de animais que, de tão hiper-realistas, acabam não podendo ter expressões que transmitam qualquer tipo de emoção. Qualquer tentativa de adicionar maior carga emocional às feições dos personagens seria vista como algo caricatural, vide que estamos falando de animais em um filme que se propõe a ser o mais realista que as técnicas de Hollywood permitem.

No entanto, ainda em comparação com o filme de 2019, 'Mufasa' parte com a vantagem de estar apresentando uma história inédita, e não uma recriação frame a frame de um filme que todos já assistiram milhares de vezes. Para os fãs, acompanhar esta história nunca contada pode ter o seu valor apesar do estranhamento causado pelo CGI realista.

Por outro lado, esta nova história também teve que apresentar novas canções. E coube a Lin-Manuel Miranda tentar seguir o legado das canções compostas por Elton John em 94. E, infelizmente, apesar de Lin-Manuel ser talentoso, não encontramos neste novo filme canções que cheguem perto de clássicos como 'Hakuna Mata' e 'Nesta Noite o Amor Chegou'.

Embora 'Mufasa: O Rei Leão' não consiga igualar o impacto da animação original, para estas férias o filme pode se apresentar um divertido passeio na companhia de personagens tão icônicos quanto Mufasa, Scar, Timão, Pumba e outros.