Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

LABUTA MAR: Frutos do mar e cerveja, uma combinação que tem uma explosão de sabores inusitada

A fartura das porções é um dos pontos positivos do Labuta Mar | Foto: Carol Catalani/Divulgação

O tradicional bairro da Glória, a cada dia que passa, está com programação de dar inveja a outros cantos da cidade. A arquitetura do século passado, a mistura de gente e a melhor feira do Rio aos domingos, com direito a deliciosas rodas de samba.

E é nesse fervo que se estabeleceu o Labuta Mar, o mais novo bar com foco nos frutos do mar e na cerveja gelada. É daquelas casas com balcão à mostra, mesas na calçada e área de atendimento ampliada até o outro lado da rua, em frente à Praça Luís de Camões, onde cadeiras de praia e engradados de cerveja são utilizadas pelo público.

Yan Ramos, o jovem e criativo chef, conversou conosco sobre a proposta de sua cozinha. Os frutos do mar e os peixes são "pescados" desde a meia noite no Mercado de São Pedro em Niterói.

As porções das entradas vêm naquela medida certinha para ir com um bonde e pedir o cardápio inteiro e ir dividindo, pois nenhum dos pratos é menos do que excelente e de uma fartura rara.

Seguindo a tradição das casas que compõem o grupo do Lilia Restaurante e do Braseiro Labuta, os pratos são aparentemente "diferentes", mas é da mistura dos elementos que todos os sabores são umami, o quinto gosto básico do paladar humano, além do doce, salgado, amargo e azedo. Reconhecido cientificamente nos anos 2000, ele é caracterizado pelo prolongamento do sabor na língua e aumento da salivação, aquela famosa sensação de água na boca.

A primeira água na boca, já que as proteínas e muitos dos complementos vieram do oceano, foram o  peixe curado com iogurte e dill e as ostras em trio assadas na brasa com maçã verde e pimenta. Levemente cozidas, um ponto entre o cru e o cozido, tipo das melhores. E assim seguiram o pastel de polvo, a tempura de polvo, o camarão empanado e o principal, peixe assado com um pirão perfeito e a farofinha crocante. A sobremesa foi a tapioca com manga, que não são do mar mas finalizam a noite fresca a conversa de puro aprendizado com Chef Yan e a certeza que na Glória há mais do que samba. Tem umami.

SERVIÇO

LABUTA MAR

Rua do Russel, 450 B - Glória

De terça a domingo (11h30 às 22h)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.