Por:

Turquia aprova Suécia na Otan

Aprovação foi de 287 votos a favor e 55 contra | Foto: Reprodução

O Parlamento da Turquia aprovou, por 287 votos a favor e 55 contra, além de quatro abstenções, a entrada da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar ocidental, após meses de debates. Com a decisão, agora falta apenas a Hungria chancelar a entrada do país escandinavo no grupo.

"Hoje estamos um passo mais perto de nos tornarmos membros de pleno direito da Otan", escreveu o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, no X, minutos após o sinal verde dado pela Turquia.

Ainda que a publicação seja considerada mera formalidade, Ancara ainda precisa comunicar a aprovação oficialmente à cúpula da Otan. Analistas consideram que o governo de Erdogan pode postergar a fazê-lo, para seguir pressionando a nação nórdica, pois a acusa de ser conivente com os curdos que moram no território sueco.

A Suécia caminha, assim, para se tornar o 32º membro da aliança, capitaneada pelos Estados Unidos. O país, que há muito tempo era considerado neutro em assuntos militares, acabou solicitando entrada na Otan após a Guerra da Ucrânia.

Outra nação escandinava que pediu para entrar na aliança foi a Finlândia, mas esta contou com aprovação mais célere: em abril passado, tornou-se o 31º membro da Otan.

O que é a Otan?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi criada no período da Guerra Fria pelos Estados Unidos, para ajudar os países da Europa Ocidental no combate a possíveis invasões soviéticas. Na mesma medida, a URSS criou o Pacto de Varsóvia. Com o fim da bipolaridade mundial, a aliança virou uma organização militar de ajuda mútua entre seus membros, contra possíveis invasões de países não aliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.