Cessar-fogo mais distante
Hamas ataca posto israelense e reduz chance de trégua
O Exército de Israel anunciou neste domingo (5) o fechamento da passagem de Kerem Shalom, que dá acesso à Faixa de Gaza e por onde passa ajuda humanitária, depois de o local sofrer um ataque com foguetes lançados pelo Hamas. O episódio ocorre em meio às negociações por um cessar-fogo da guerra em Gaza, sob mediação internacional, no Cairo, e deve dificultar ainda mais o diálogo para que o assunto seja resolvido.
Segundo o Times of Israel, ao menos 7 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. As passagens de Rafah e de Erez, recentemente reaberta, permaneciam funcionando.
"Cerca de dez projéteis foram disparados de uma área adjacente [à cidade de] Rafah em direção à área de Kerem Shalom. A passagem da fronteira de Kerem Shalom está atualmente fechada para caminhões de ajuda humanitária", afirmou o Exército em comunicado.
O braço armado do Hamas disse ter disparado foguetes contra uma base do Exército israelense perto de Kerem Shalom, mas não confirmou de onde fez o lançamento. Segundo o grupo, a passagem não era o alvo. Israel tem afirmado que vai invadir Rafah por terra para combater as forças do grupo terrorista, mas enfrenta pressão internacional para desistir da investida.
Pouco depois do ataque do Hamas, um ataque aéreo israelense atingiu uma casa em Rafah, matando três pessoas e ferindo várias, de acordo com médicos palestinos.
O Exército de Israel confirmou o contra-ataque, dizendo que o alvo atingido foi do local em que partiram os projéteis que atingiram Kerem Shalom, além de uma "estrutura militar" próxima.