Por:

Trump sofre atentado nos EUA

Trump foi atingido de raspão por um tiro no sábado (13) | Foto: Reuters/ Folhapress

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi alvo de tiros enquanto discursava em um comício em Butler, no estado da Pensilvânia, neste sábado (13).

Após o ataque, era possível ver sangue escorrendo no rosto de Trump. Seus assessores afirmaram que ele passa bem.

Em campanha para retornar à Casa Branca, Trump fazia comício neste sábado em Butler, cidade a cerca de uma hora de Pittsburgh, segunda cidade mais populosa da Pensilvânia. O discurso do ex-presidente foi interrompido pelo som de tiros. Segundo o próprio Trump, ele foi atingido por uma bala que perfurou a parte superior da sua orelha direita. Os assessores afirmaram que ele passa bem.

O Serviço Secreto dos EUA informou em nota que um participante do comício foi morto e outros dois estão feridos em estado grave.

Além deles, o suposto atirador também foi morto, por agentes de segurança.

O FBI revelou, na manhã de domingo (14), a identidade do atirador. Trata-se de Thomas Matthew Crooks, 20.

Segundo as autoridades, ele não estava com nenhum tipo de documento de identidade no local do atentado e foi identificado usando outros métodos, como DNA e fotografias.

Elas também declararam que a motivação por trás do ataque não foi determinada. O incidente está sendo investigado como uma tentativa de homicídio.

O acontecimento embaralha ainda mais a corrida eleitoral pela Casa Branca. Trump lidera a corrida por uma margem apertada, segundo pesquisas de intenção de voto.

Apostas em uma vitória do ex-presidente na eleição cresceram no site Polymarket em US$ 0,10 (R$ 0,54), para 70%. Investidores afirmaram que elas devem crescer ainda mais ao longo desta semana.

A convenção do Partido Republicano, em que ele será oficializado como o candidato do partido, está programada para começar nesta segunda (15). Segundo sua campanha, ele vai participar do evento.

O atentado contra Trump foi o primeiro contra uma figura desse porte desde a tentativa de assassinato do presidente Ronald Reagan, em 1981.

Em 2017, outro político republicano, Steve Scalise, foi gravemente ferido em um ataque com motivações políticas em uma partida de beisebol beneficente.