Por:

CORREIO NO MUNDO

APOIO AO IRÃ

A China declarou apoio ao Irã na "garantia de sua soberania" em meio ao aumento da tensão regional após o assassinato de um importante líder militar do Hamas em solo iraniano.

Wang Yi, chanceler da China, expressou apoio do país ao seu homólogo interino do Irã, Ali Bagheri Kani, por meio de ligação no domingo (11). Em comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China, Yi reiterou que Pequim condena o ataque de Israel em solo iraniano que matou o líder do Hamas Ismail Haniye, em Teerã, em 31 de julho.

No comunicado, o chanceler chinês disse ter expressado ao governo iraniano que o ataque israelense viola as relações internacionais. "A China se opõe firmemente e condena veementemente o assassinato por acreditar que viola gravemente as normas básicas que regem as relações internacionais, por atentar de forma grave contra a soberania, a segurança e a dignidade do Irã", afirma o comunicado. A China reiterou que o assassinato de Haniye impacta nas negociações de cessar-fogo em Gaza.