Drones ameaçam bases dos EUA no Reino Unido
Misteriosos enxames de pequenos drones ameaçaram o tráfego aéreo em três bases militares usadas pelos Estados Unidos no Reino Unido.
A Força Aérea dos EUA, que opera as bases Lakenheath, Mildenhall e Feltwell, foi econômica nos detalhes do caso, que vinha sendo divulgado por sites especializados em defesa, a começar pelo The War Zone.
Na sexta (22), o site revelou o caso em Lakenheath, que hospeda aviões de ataque e interceptação F-15E Strike Eagle e os únicos caças de quinta geração F-35 baseados fora dos EUA ou de porta-aviões. Na segunda (25), relatou episódios semelhantes em Mildenhall, que abriga aviões especializados em espionagem e modelos de reabastecimento aéreo.
Questionada pela agência Reuters, a Força Aérea disse que "pequenos sistemas aéreos não tripulados foram vistos" nessas duas bases e também em Feltwell, que é comandada pela mesma força que opera Lakenheath, mas tem uma unidade de coleta de inteligência por satélites.
Os episódios, disse a nota, ocorreram do dia 20 até esta terça (26). Já o Ministério da Defesa britânico, que cede as bases em forma de leasing aos americanos, disse que "considera essas ameaças séreas e mantém medidas robustas" para "apoiar a resposta da Força Aérea dos EUA".
Por Igor Gielow (Folhapress)