A principal autoridade de assuntos políticos da ONU expressou na quarta-feira grande preocupação com o aumento das tensões na Península Coreana, pedindo ao Conselho de Segurança que mantenha o objetivo de impedir que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) - mais comumente conhecida como Coreia do Norte - se torne um Estado com armas nucleares.
Ao informar os embaixadores, a Subsecretária-Geral Rosemary DiCarlo destacou a necessidade de redução da tensão e diálogo, ao mesmo tempo em que observou "indicações" de que a RPDC continua a perseguir ativamente seu programa de armas nucleares.
"O envolvimento diplomático continua sendo o único caminho para a paz sustentável e a desnuclearização completa e verificável da Península Coreana ", disse ela.
Ela acolheu ofertas para dialogar com a RPDC, sem condições prévias.
Avanço militar
A Sra. DiCarlo disse que a Coreia do Norte estava "trabalhando para" alcançar novas capacidades militares em linha com um plano de cinco anos anunciado em janeiro de 2021.
Isso inclui os lançamentos de 2024 de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), mísseis balísticos de alcance intermediário (IRBMs) e mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs). Há também relatos da existência de uma segunda usina de enriquecimento de urânio em Kangson, além da instalação de enriquecimento de urânio em Yongbyon.
Além disso, a RPDC tentou lançar um satélite de reconhecimento militar e exibiu os sistemas de armas que produziu em uma exposição na capital Pyongyang, violando as resoluções do Conselho de Segurança.
"A exibição aberta deles demonstra que a RPDC está longe de desacelerar seu programa de mísseis balísticos", alertou a Sra. DiCarlo.
A Sra. DiCarlo também abordou relatos de cooperação militar entre a RPDC e a Rússia no campo de batalha na Ucrânia, incluindo a suposta transferência de mais de 13.000 contêineres de munição, mísseis e artilharia - relatos que não foram verificados pela ONU.
Relatos da mídia também sugerem que tropas norte-coreanas receberam treinamento e equipamento na Rússia.