Por:

Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA

O ex-presidente do Estados Unidos, e ntre 1977 e 1981,Jimmy Carter, morreu neste domingo (29) aos 100 anos. A informação foi confirmada por seu filho ao jornal americano "The Washington Post". Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002 pela promoção de soluções pacíficas em conflitos internacionais.

Carter foi senador e governador do Estado da Geórgia antes de chegar à Presidência dos EUA, marcada por uma grave crise econômica e esforços de paz em todo o mundo. Uma disputa diplomática com o Irã resultou no sequestro de 52 americanos na embaixada em Teerã em 1979. Os reféns só foram soltos 444 dias depois, já na gestão do presidente Reagan, e o caso manchou a reputação de Carter, criticado por lidar de forma desastrosa com o evento.

Ele continuou atuando politicamente por meio da Fundação Carter, criada por ele em 1982, e organizou missões diplomáticas pelo mundo.

Ele e a esposa, Rosalynn, tiveram quatro filhos. Um dos netos, Jason, ingressou cormo senador da Geórgia pelo Partido Democrata em 2010.

Nascido na área rural

James Earl "Jimmy" Carter Junior nasceu em 1º de outubro de 1924 na pequena cidade rural de Plains, no estado da Geórgia, onde começou sua vida política. Seu pai era um fazendeiro e homem de negócios e sua mãe, uma enfermeira.

Ele fez o ensino básico em um escola pública local e passou pela Faculdade do Sudoeste da Geórgia e pelo Instituto de Tecnologia do estado antes de se formar bacharel em Ciência, em 1946, pela Academia Naval dos EUA. Também em 1946, ele se casou com Rosalynn.