La Niña nos próximos meses

Fenômeno deve ser relativamente fraco e de curta duração

Por

As últimas previsões dos Centros Globais de Produção de Previsões de Longo Prazo da OMM indicam uma probabilidade de 55% de uma transição das atuais condições neutras (nem El Niño nem La Niña) para condições de La Niña durante dezembro de 2024 a fevereiro de 2025.

O retorno das condições neutras do ENSO é então favorecido durante fevereiro-abril de 2025, com cerca de 55% de chance.

La Niña se refere ao resfriamento em larga escala das temperaturas da superfície do oceano no Oceano Pacífico equatorial central e oriental, juntamente com mudanças na circulação atmosférica tropical, como ventos, pressão e precipitação. Geralmente, La Niña produz impactos climáticos em larga escala opostos ao El Niño, especialmente em regiões tropicais.

No entanto, eventos climáticos naturais, como La Niña e El Niño, estão ocorrendo no contexto mais amplo das mudanças climáticas induzidas pelo homem, que estão aumentando as temperaturas globais, agravando condições climáticas e meteorológicas extremas e impactando os padrões sazonais de precipitação e temperatura.

Ano mais quente

"O ano de 2024 começou com o El Niño e está a caminho de ser o mais quente já registrado. Mesmo que um evento La Niña surja, seu impacto de resfriamento de curto prazo será insuficiente para contrabalançar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa que retêm calor recorde na atmosfera", disse a Secretária-Geral da OMM, Celeste Saulo.

"Mesmo na ausência de condições de El Niño ou La Niña desde maio, testemunhamos uma série extraordinária de eventos climáticos extremos, incluindo chuvas recordes e inundações que infelizmente se tornaram a nova norma em nosso clima em mudança", disse Celeste Saulo.

No final de novembro de 2024, observações oceânicas e atmosféricas continuam a refletir condições ENSO-neutras que persistem desde maio. As temperaturas da superfície do mar estão ligeiramente abaixo da média em grande parte do Pacífico equatorial central a oriental.