Ataque nos EUA mata dez
FBI acha bandeira do ISIS em carro que feriu 35 em Nova Orleans
O FBI divulgou, no início da tarde desta quarta-feira, dia 01, nota sobre o ataque a em Nova Orleans, onde um homem dirigiu uma caminhonete em direção a uma multidão de pessoas na Bourbon Street, matando pelo menos 10 e ferindo dezenas de outras. Após atingir a multidão, ele saiu do veículo e atirou contra a polícia local.
A polícia revidou, e o sujeito foi declarado morto no local. Dois policiais ficaram feridos e transportados para um hospital local. O homem foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, cidadão americano do Texas. Ele estava dirigindo uma caminhonete Ford, que parece ter sido alugada, e estamos trabalhando para confirmar como o sujeito entrou em posse do veículo.
Na hora da tragédia, Moradores locais e turistas se reuniam na avenida para assistir a um concerto ao ar livre e à contagem regressiva para o Ano-Novo. A região também estava lotada porque os restaurantes ofereciam promoções e apresentações especiais.
Uma bandeira do ISIS (Estado Islâmico) foi localizada no veículo, e o FBI está trabalhando para determinar possíveis associações e afiliações do sujeito com organizações terroristas.
Armas e artefatos
Armas e um possível IED (artefato explosivo improvisado) foram localizados no veículo. Outros possíveis IEDs também foram localizados no French Quarter. Os técnicos de bombas de agentes especiais do FBI estão trabalhando com nossos parceiros de aplicação da lei para determinar se algum desses dispositivos é viável, e eles trabalharão para tornar esses dispositivos seguros.
- O FBI é a agência investigativa líder, e estamos trabalhando com nossos parceiros para investigar isso como um ato de terrorismo. Estamos investigando agressivamente todas as pistas para identificar quaisquer possíveis associados do sujeito - diz a nota. E continua:
-O FBI criou uma linha telefônica de denúncias digital e pedimos que qualquer pessoa com informações ou vídeos do incidente os envie para www.fbi.gov/bourbonstreetattack ou ligue para 1-800-CALL-FBI.
A prefeita Latoya Cantrell classificou o caso como terrorismo. "Sabemos que a cidade de Nova Orleans foi afetada por um ataque terrorista", disse ela ao lembrar que o incidente ainda está sob investigação.