Trudeau renuncia e Canadá tem crise política

Por

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) que renunciará como líder do Partido Liberal e premiê, em meio a grave crise de popularidade de seu governo e crise interna de sua legenda.

Trudeau deve seguir, ao menos por um tempo, como líder da sigla e chefe de governo. Os liberais iniciarão processo eleitoral interno para decidir quem será o novo líder e, portanto, o novo primeiro-ministro. As disputas pela liderança do partido geralmente levam meses para serem organizadas; mesmo que a sigla acelere o processo, Trudeau não deve deixar o cargo tão cedo.

"Como vocês sabem, eu sou um lutador. Todos os ossos do meu corpo sempre me disseram para eu lutar porque eu me importo profundamente com os canadenses e com este país", disse Trudeau em pronunciamento.

"Apesar dos nossos esforços, o Parlamento está paralisado a meses, o que tem sido a maior sessão de um Parlamento [governado] pela minoria na história do país", afirmou, anunciando a interrupção da sessão do Legislativo até 24 de março. A medida significa a interrupção dos trabalhos parlamentares e a derrubada de processos legislativos em curso, sem que a Casa seja dissolvida.

Por Guilherme Botacini (Folhapress)