PROTESTOS
Manifestantes foram novamente às ruas de Istambul no sábado (29) para pedir a libertação de Ekrem Imamoglu, prefeito da cidade e principal rival do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Os atos aconteceram no lado asiático da cidade e, segundo o líder do Partido Popular Republicano (CHP), Ozgur Ozel, reúnem 2,2 milhões de pessoas.
A manifestação começou ao meio-dia do horário local (6h de Brasília), mas balsas fretadas pelo CHP, principal sigla de oposição do país, para cruzar o estreito de Bósforo (ponto que liga os mares Negro e Mediterrâneo) traziam participantes desde cedo. Há relatos de que, em comparação com protestos anteriores, havia menos jovens desta vez.
A esposa, a mãe e os dois filhos de Imamoglu também participaram do ato. O prefeito está preso desde o dia 19 de março, acusado de corrupção e de ajudar um grupo considerado terrorista pelo governo. Ele também foi removido do cargo pelo Ministério do Interior da Turquia e seu diploma cancelado pela Universidade de Istambul.