Por:

Asteroide 2024 YR4 pode atingir a lua em 2032

Antes uma ameaça à Terra, o asteroide 2024 YR4 voltou-se à Lua. Recentemente, a Nasa estimou em 3,8% o risco de essa rocha espacial atingir o satélite natural em 2032. Se isso se concretizar, não será a primeira vez na história lunar tampouco deve ter repercussões além da formação de uma cratera, segundo a astrônoma Plícida Arcoverde, do Observatório Nacional.

Até pouco tempo atrás, era a Terra que estava na rota do asteroide. O objeto, descoberto em dezembro do ano passado, chegou a atingir 3,1% de risco de cair no nosso planeta em 2032. Parece pouco, mas foi a mais alta probabilidade já registrada pela Nasa para um rocha espacial.

À época, estimava-se que o 2024 YR4 tivesse de 40 a 90 metros de diâmetro, tamanho suficiente para causar estrago onde caísse na Terra - entre os possíveis alvos estavam Colômbia, Camarões e Índia - e formar uma cratera. Contudo, o temor logo passou, pois ainda em fevereiro novas observações derrubaram o risco para quase zero.

Já no começo deste mês, observações do telescópio James Webb revelaram que o mesmo asteroide passou a ameaçar a Lua. Além disso, obteve-se uma estimativa melhor de seu tamanho: de 53 a 67 metros de diâmetro.

Segundo a Nasa, o telescópio pode tornar a fazer observações do 2024 YR4 ainda neste mês ou no começo de maio - a rocha é o menor objeto analisado, até aqui, com o uso do James Webb.

"Impactos de asteroides na superfície lunar são bem comuns, principalmente pelo fato de o nosso satélite não possuir uma atmosfera que o proteja como a Terra", explica Plícida.

"Considerando que esses objetos possuem uma velocidade bastante alta, chegando a dezenas de quilômetros por segundo, caso haja o impacto, é provável que ocorra a fragmentação do objeto seguida da formação de uma cratera na superfície. No entanto, na pequena chance de que o asteroide impactasse a Lua, ele não alteraria a órbita dela", acrescenta ela.